Quero congelar meus óvulos: um guia rápido sobre o assunto

Seja por escolhas da mulher, como adiar a maternidade em virtude de algum projeto de carreira, por exemplo, ou questões mais emergências como preservar a fertilidade durante o tratamento de algum problema de saúde, o fato é que o número de congelamento de óvulos tem crescido ano a ano no mundo. E no Brasil não é diferente.

De acordo com um relatório da Autoridade de Fertilização Humana e Embriologia (HFEA), publicado em junho pelo jornal Daily Mail, por exemplo, o número de mulheres que congelam seus óvulos ou embriões disparou 523% em cinco anos no Reino Unido.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não contabiliza os óvulos congelados no país, mas um outro dado da entidade dá indícios desse crescimento. Em 2019, foram congelados 99.112 embriões para uso em técnicas de reprodução assistida, 11,6% a mais do que em 2018 (88.776).

Se você pretende congelar seus óvulos, agora ou em um futuro próximo, seja qual for o motivo, preparamos abaixo um guia para te ajudar com informações básicas sobre o assunto. Confira:

O congelamento de óvulos é indicado em quais casos?

É claro que cada caso precisa ser avaliado pelos médicos e a clínica de sua escolha, mas diversos são os fatores em que o congelamento de óvulos pode ser um procedimento indicado, desde aspectos clínicos até aqueles de ordem mais pessoal. 

Muitas mulheres, por exemplo, optam por fazer o congelamento dos óvulos por estarem se aproximando dos 35 anos, período em que a produção de óvulos começa a diminuir bastante. Nessa idade, muitas mulheres ainda não se sentem prontas para a maternidade ou decidem priorizar outros projetos e conquistas.

Há também os casos onde o congelamento de óvulos é aconselhado a partir de uma questão clínica. Entre os casos mais comuns estão:

·        Mulheres com cistos ovarianos ou qualquer condição que possa interferir na qualidade dos óvulos, como a endometriose, por exemplo;

·        Mulheres que querem conservar óvulos gerados com indução ovariana, mas que não podem ser utilizados imediatamente na fertilização in vitro (FIV) porque a coleta dos espermatozóides do parceiro não atingiram níveis satisfatórios para o tratamento;

·         Mulheres que geraram óvulos em excesso durante a fertilização in vitro (FIV e pretendem ter uma nova gravidez no futuro;

·        Mulheres com baixa reserva ovariana ou que possuem histórico familiar de menopausa precoce;

·        Mulheres em tratamentos de câncer, uma vez que procedimentos como radioterapia e quimioterapia podem afetar a fertilidade;

Como funciona o congelamento de óvulos?

O processo de congelamento de óvulos geralmente conta com quatro etapas básicas: estimulação ovariana, coleta dos folículos (bolsas de líquido que podem conter um óvulo), congelamento dos óvulos e, por fim, o descongelamento para concretizar o processo de fertilização in vitro. 

No primeiro passo, é realizada a estimulação ovariana, com a utilização de hormônios, para que a mulher consiga produzir mais de um óvulo no mesmo ciclo menstrual. Toda a evolução do processo é acompanhado por ultrassonografia.

Em seguida, acontece a coleta, em um procedimento que geralmente dura entre 15 e 30 minutos. Nele, uma agulha acoplada a um aparelho de ultrassom aspira os folículos dos ovários. 

Aproximadamente duas horas depois, os óvulos mais maduros e saudáveis são extraídos dos folículos e seguem para o processo de vitrificação, onde são congelados por tempo indeterminado. 

Quando a mulher decide engravidar, os óvulos são descongelados e a mulher começa um processo de fertilização in vitro (FIV), no qual são fertilizados em laboratório e, assim que os embriões são formados, são levados para o útero da mulher.

Qual é a melhor idade para congelar os óvulos?

Normalmente o auge da fertilidade da mulher acontece biologicamente entre 20 e 30 anos. É claro que existe a possibilidade de congelar os óvulos para muito além dessa idade, mas as chances de gravidez se tornam mais reduzidas com o passar de tempo, já que a produção de óvulos diminui após essa idade. 

A Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRA) orienta que as mulheres realizem o congelamento dos óvulos preferencialmente até os 35 anos.

Posso congelar meus óvulos depois dos 35 anos?

Mesmo que a Sociedade Brasileira de Reprodução Humana recomende que o congelamento de óvulos seja realizado até os 35 anos, é possível realizar o processo após essa idade. No entanto, é importante saber que a produção de óvulos diminui bastante depois desta idade e isso pode prejudicar o sucesso de uma futura fertilização. 

Quanto custa congelar óvulos no Projeto Beta?

O Projeto Beta é uma clínica de reprodução humana assistida que democratiza os tratamentos de reprodução assistida no Brasil e permite que homens e mulheres, em relações hetero ou homoafetivas, possam realizar o sonho de começar uma família. O valor do congelamento de óvulos ou espermatozóides não é tabelado e é dado de acordo com avaliação financeira da família.

Cadastre-se em nossa próxima palestra gratuita e saiba como começar um tratamento no Projeto Beta.

Clique aqui

 

Posso doar óvulos durante o congelamento? Ganho desconto no tratamento?

Sim. É possível realizar a doação de óvulos compartilhada durante o congelamento. Nela, a paciente que vai fazer processo de congelamento e decide pela doação de parte dos seus óvulos tem desconto no valor de seu tratamento de fertilização in vitro. A ideia é beneficiar tanto quem doa quanto quem recebe, estimulando o aumento de estoque nos bancos de óvulos. No Projeto Beta, por exemplo, o desconto na FIV para doadoras pode chegar a 50%.

Quantos dias são necessários para congelar os óvulos

Embora o tempo possa variar um pouco de acordo com a maneira como o corpo de cada mulher vai lidar com a estimulação ovariana, o congelamento geralmente acontece 10 dias depois do início da administração dos medicamentos.   

Quanto tempo o óvulo pode ficar congelado?

Não existe um limite de tempo determinado para o armazenamento dos óvulos congelados. Há casos em que a mulher engravida por meio de um material que foi preservado adequadamente durante uma década. 

No entanto, vale ressaltar, as chances de gravidez variam de acordo com a idade e outras predisposições do corpo de cada paciente quando decidir dar prosseguimento ao processo de fertilização in vitro.

Tem mais dúvidas? Fale com a gente. Estamos aqui para te ajudar. 

Clínicas de reprodução humana: confira as unidades dos Projeto Beta

Projeto Beta Reprodução Humana Assistida - Unidade Bela Vista
Ginecologia e Urologia
Rua Cincinato Braga, 59 - Térreo, Bela Vista
Tel: (11) 5645-0020 ou (11) 3262-0035

Projeto Beta Reprodução Humana Assistida - Unidade Osasco
Ginecologia
Rua Narciso Sturlini, 62, 14º andar, conj 1411

Parceiros conveniados do Projeto Beta

Reprodução Humana Assistida na Chácara Santo Antônio
Dra. Lilian G. Ribeiro Cocco
Rua Américo Brasiliense, 1479 - 3º andar
Tel: (11) 5182-6321 / 5181-3859

Reprodução Humana Assistida em Sorocaba
Dr. Jonathas Borges Soares
Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 753
Tel: (15) 3211-3117

 

Reprodução Humana Assistida em Mogi das Cruzes I
Dr. Benedito Natalino Kleine
Rua Princesa Isabel de Bragança, 235 - Sala 1110
Tel: (11) 4726-9310 - (11) 94224 7107

Reprodução Humana Assistida em Mogi das Cruzes II
Dra. Flavia Ricci Kuroba
Rua Barão de Jaceguai, 1657 - Centro
Tel: (11) 4727-7723 - (11) 99737-9427

Reprodução Humana Assistida em Santos
Dra. Simone Tiemi Matsumura
Rua Guaiaó, 66 sala 2013 - Praiamar Corporate
Tel: (13) 3273-6828

Reprodução Assistida durante a pandemia

Confira no vídeo a seguir todas as rotinas de segurança adotadas pelo Projeto Beta para proteger você, sua família e nossa equipe durante a pandemia.

 

 


Categoria: Banco de Óvulos

Publicado em:

  • Responsável Técnico:
  • Dr. Sidney Glina | CRM: 31191

Sedes:

Unidades:

Mensagem:

by Redbit
WhatsApp
Política de Privacidade

Política de Privacidade

O nosso site utiliza cookies apenas para coleta de dados analíticos de acessos (quantidade de visitas, tempo de sessão e tipos de dispositivos).

Não utilizamos cookies para coleta de dados pessoais. Ao continuar navegando, você está ciente da nossa Política de Privacidade.