7 hábitos para preservar sua fertilidade

Por escolha, muitas pessoas querem ter filhos, porém, nem sempre se sentem prontas naquele momento. Quer estejam se concentrando na carreira, criando estabilidade financeira ou até mesmo enfrentando tratamentos médicos que podem afetar sua capacidade de engravidar, por qualquer um destes motivos, desejam ou precisam ter a opção de escolher um momento mais adequado para ter seu filho.

É aí que entra a preservação da fertilidade. Não importa o motivo pelo qual você queira adiar a gravidez, tomar medidas para preservar sua fertilidade pode tornar possível a concepção no futuro.

 

Maneiras de preservar sua fertilidade

Se você deseja ter um bebê, mas não agora, e está interessada na preservação da sua fertilidade, a primeira coisa que deve fazer é marcar uma consulta com seu médico.

Existem doenças crônicas que podem causar a infertilidade, por isso, é bom estar com seu check-up de saúde em dia!

Você pode precisar consultar um especialista em fertilidade para discutir a criopreservação ou fazer os testes de reserva ovariana, os quais lhe ajudarão nesta importante decisão.

 

Criopreservação

A criopreservação envolve a obtenção e o congelamento dos gametas, espermatozóides ou óvulos, para uso posterior em tratamentos como inseminação intrauterina (IUI) ou fertilização in vitro (FIV). Em alguns casos específicos e menos frequentes, antes de cirurgias ou tratamentos de câncer, podem ser congelados tecidos ou órgãos reprodutivos, como de testículo e ovário.

Essas células ou tecidos reprodutivos humanos são congelados em líquidos especiais e mantidos em temperaturas extremamente baixas, abaixo do ponto de congelamento, em geral a 196 graus Celsius negativos, em contêineres de nitrogênio líquido. Às vezes, até abaixo de 350 graus Celsius em freezers especiais. Essas temperaturas garantem a inatividade biológica e protegem estas células e tecidos por períodos muito prolongados, ao mesmo tempo que permitem uma retomada segura de suas atividades reprodutivas após o descongelamento, no momento escolhido.

Embora a criopreservação seja a forma mais eficaz de preservar a fertilidade, você pode fazer mudanças em sua vida cotidiana que podem aumentar suas chances de conceber quando estiver pronta.

 

Gravidez

 

Hábitos para preservar a fertilidade

1. Alimente-se bem: Se você deseja engravidar em um ou cinco anos, nunca é tarde para alterar sua dieta e fazer escolhas saudáveis ​​que podem afetar a fertilidade.

Corte o açúcar processado e os carboidratos como o pão branco. Substitua-os por grãos inteiros e vegetais. Escolha gorduras saudáveis ​​e elimine as gorduras trans e saturadas.

Por fim, tente obter proteína magra com peixes, ovos, feijão e alimentos vegetais.

 

2. Faça sexo seguro: Se você não está tentando engravidar ativamente, pratique sexo seguro. Desta maneira, se você quiser engravidar mais tarde, o uso regular de preservativo evita as DSTs, uma vez que estas podem afetar a sua fertilidade. Certifique-se de que você e seu parceiro sejam testados para DSTs regularmente.

Ah, nós já falamos aqui no blog como calcular o período fértil!

 

3. Pare de fumar: Fumar cigarros causa menopausa precoce, diminuição do número e da qualidade dos óvulos, diminuição da qualidade do esperma e aumento do risco de aborto espontâneo.

Fumar também diminuirá suas chances de conceber com fertilização in vitro no futuro. Uma maneira de pensar nisso é: fumar dobra o tempo até a concepção e dobra o custo dos tratamentos de fertilidade.

 

4. Mantenha um peso saudável: Estar acima ou abaixo do peso pode alterar seus níveis de hormônios e a ovulação, contribuindo para a infertilidade.

Atingir um IMC saudável pode ajudar a aumentar suas chances de engravidar. É melhor ser proativo e atingir um peso saudável antes de engravidar.

 

5. Exercício: Sabia que fazer exercícios regularmente diminui os riscos de infertilidade? Os médicos recomendam fazer 30 minutos diários de exercícios moderados ou vigorosos.

 

6. Discuta suas opções de controle de natalidade: Dependendo de quando você deseja engravidar, pode ser necessário perguntar ao seu médico sobre como proceder com o controle de natalidade.

Existem por aí algumas informações erradas sobre como os métodos anticoncepcionais, como pílulas hormonais e o DIU, afetam a ovulação.

Alguns acham que demorará muito para retornar sua fertilidade depois de parar de usar a pílula ou retirar o DIU. No entanto, a ovulação pode retornar dentro de duas semanas após sua última dose de anticoncepcional oral e sua fertilidade pode retornar assim que o DIU é removido.

 

7. Cuidado com a cafeína e o álcool: Alguns estudos mostram que mais de 4 drinques por semana, em homens ou mulheres, estariam associados à diminuição da fertilidade.

Há menos evidências de que a cafeína contribua para a infertilidade, mas alguns estudos mostram que pode haver uma ligação entre o excesso de cafeína e alguns fatores de infertilidade.

 

Cuidar bem de si mesma pode não apenas preservar a sua fertilidade, mas também otimizar sua saúde geral. Se você está se preparando para congelar seus óvulos, ou deseja ajuda para prolongar sua fertilidade naturalmente, visite-nos. Nossa missão é apoiá-lo a otimizar seu planejamento na área reprodutiva.

 

 


Categoria: Artigo

Publicado em:

  • Responsável Técnico:
  • Dr. Sidney Glina | CRM: 31191

Sedes:

Unidades:

Mensagem:

by Redbit
WhatsApp
Política de Privacidade

Política de Privacidade

O nosso site utiliza cookies apenas para coleta de dados analíticos de acessos (quantidade de visitas, tempo de sessão e tipos de dispositivos).

Não utilizamos cookies para coleta de dados pessoais. Ao continuar navegando, você está ciente da nossa Política de Privacidade.