Guia da mamãe: 10 coisas que você pode ou não fazer durante a gravidez
Antes que seu pequeno pacote de alegria chegue, você é responsável por ajudá-lo a crescer em um ambiente estimulante e saudável.
Por isso, converse com seu médico e tire todas as dúvidas que tiver durante esse período.
Claro, toda mamãe fica insegura e tem milhões de perguntas passeando pela cabeça.
Trouxemos uma lista com as principais dúvidas durante essa fase maravilhosa e o que você pode ou não fazer durante sua gravidez.
É seguro fazer exercícios físicos?
Sim! Manter-se ativa é importante para sua saúde geral e pode ajudá-la a reduzir o estresse, controlar seu peso, melhorar a circulação, melhorar seu humor e dormir melhor. Faça exercícios ou caminhe pelo menos 15-20 minutos todos os dias em um ritmo moderado, em áreas frescas e sombreadas ou dentro de casa para evitar o superaquecimento.
Pilates, ioga, natação e caminhada também são ótimas atividades para a maioria das mulheres grávidas, mas verifique com seu médico antes de iniciar qualquer destas atividades. Faça exercícios de 30 minutos na maioria dos dias da semana. Ouça o seu corpo e não exagere.
Posso fazer sexo durante a gravidez?
Não há problema em fazer sexo durante a gravidez, contanto que você não tenha um fator complicador, como algum tipo de gravidez de alto risco.
O sexo é seguro com seu parceiro até a bolsa estourar. Se você sentir desconforto, pode ter que tentar novas posições. Fale com o seu médico se tiver alguma dúvida sobre a segurança das relações sexuais durante a gravidez.

É verdade que grávida come por dois?
O conselho de 'comer por dois' para mães grávidas não é uma licença para comer o que você quiser. Em vez disso, as mulheres precisam ser estratégicas sobre o que comem e quanto.
Ganhar muito peso durante a gravidez pode fazer mais mal do que bem ao bebê. Durante o primeiro trimestre, você só precisa de cerca de 100 calorias extras por dia para sustentar o crescimento do feto.
No terceiro trimestre, esse número de calorias adicionais está perto de 300 a 500 por dia.
Comer alimento cru faz mal durante a gravidez?
Carnes e ovos crus e malcozidos apresentam o risco de doenças transmitidas por estes alimentos, como listeriose e toxoplasmose. A intoxicação alimentar também é uma possibilidade. Verduras e frutas cruas, mal higienizadas ou até manipuladas incorretamente também trazem riscos como viroses, agentes bacterianos e toxinas.
Essas condições podem causar doenças graves, até com risco de vida para a gestante, ou ainda, podem levar a graves defeitos de nascença e até aborto espontâneo. Certifique-se de que todos os ovos e carne que comer durante a gravidez estejam bem cozidos. No caso de alimentos como o peixe cru e saladas cruas, que sejam de origem segura com manipulação correta e consumidos em locais conhecidos e seguros quanto aos seus procedimentos.
Beber socialmente durante a gravidez é permitido?
Mesmo pequenas quantidades de álcool podem ser um problema. Não há estudos sobre um nível seguro de ingestão de álcool na gravidez.
Se precisar de ajuda para parar de beber durante a gravidez, converse com seu médico o mais rápido possível. Quanto mais cedo você conseguir ajuda, mais saudável será o seu bebê.
Tomar café durante a gravidez é seguro?
A cafeína pode viajar pela placenta e aumentar a frequência cardíaca do bebê.
A pesquisa atual sugere que as mulheres podem consumir com segurança uma ou duas xícaras de café por dia. O cafezinho de manhã e à tarde está garantido!

Posso ter contato com meu gato durante a gravidez?
Faça carinho no seu amigo peludo o quanto quiser e lave as mãos depois - mas não limpe a caixa de areia de um gato que circula livremente fora de sua casa.
Os resíduos felinos podem estar contaminados por bactérias e parasitas. Um em particular, o Toxoplasma gondii, é muito perigoso para mulheres grávidas.
Se você contrair a Toxoplasmose, talvez nunca saiba até começar a ter complicações com sua gravidez.
E quanto aos meus desejos durante a gravidez? Posso realizá-los?
Às vezes!
Verdade seja dita, ninguém sabe por que eles acontecem. Alguns especialistas dizem que eles podem ser a forma natural de fornecer nutrientes que podem faltar a uma futura mamãe. Outros dizem que são emocionais.
Independentemente disso, contanto que você esteja tendo uma dieta saudável, em geral não há problema em ceder aos seus desejos alimentares.
Apenas tome cuidado para limitar as porções - não tome todo aquele sorvete de uma vez! - e saiba quais lanches evitar.
Alguns alimentos a evitar: carne e ovos crus e malcozidos; leite e seus derivados quando não pasteurizados, assim como vegetais sem a correta higienização.
Toda grávida tem depressão pós-parto?
Entre 10% e 20% das mulheres apresentam sintomas de depressão grave durante a gravidez.
Se você estiver se sentindo inexplicavelmente triste, zangada ou culpada - ou se perder o interesse em suas atividades de que costuma gostar, ou ainda, dormir muito mais que de costume - fale com o seu médico. Terapia, um grupo de apoio, um medicamento antidepressivo ou uma combinação dos três provavelmente ajudará.
Mas atenção: nem todos os antidepressivos são seguros para mulheres grávidas, portanto, certifique-se de consultar um médico que esteja familiarizado com problemas de saúde mental relacionados à gravidez.

É normal sentir tanto sono?
Você está surpresa por estar tão cansada? Não sinta! Seu corpo está passando por mudanças tremendas e está desenvolvendo um sistema totalmente novo de fornecimento de vida para seu bebê.
À medida que a placenta cresce, você provavelmente se sentirá mais do que exausta alguns dias. Além disso, você está passando por mudanças hormonais e emocionais monumentais.
Tire cochilos. Frequentemente! Se você trabalha, convém programar um pouco de descanso na hora do almoço. Defina a hora de dormir e cumpra-a! Seu corpo precisará de oito a nove horas de sono por noite.
Esta lista de coisas que devemos e não devemos fazer durante a gravidez pode, à primeira vista, parecer um pouco intimidadora.
Mas não se deixe assustar! A maioria deles pode ser resumida em uma frase simples: Cuide de si mesma. Certifique-se de comer alimentos saudáveis, beber muita água e dormir o suficiente.
Antes que você perceba, seu filho finalmente estará aqui, fisicamente em seus braços. Depois, ao abraçar e aconchegar-se ao seu recém-nascido saudável, lembre-se de agradecer a si mesma por seguir esta lista de coisas que devemos e não devemos fazer no primeiro trimestre de sua gravidez. Um bebê saudável e feliz faz com que tudo valha a pena.
Categoria: Blog
Publicado em: 22/03/2021
