Nutrição e fertilidade
O que devo fazer?
Todos sabemos a importância que a alimentação tem na nossa saúde, e a fim de que o metabolismo possa funcionar com sua máxima capacidade, torna-se necessário adotar um estilo de vida mais adequado. A infertilidade é um problema global, afetando 15% de todos os casais em idade reprodutiva. Recentemente, o papel fundamental que os fatores de estilo de vida desempenham no desenvolvimento da infertilidade gerou um considerável interesse, mostrando que a alimentação pode influenciar a saúde e o bem-estar em geral, incluindo a fertilidade. Portanto, fatores como padrão alimentar, componentes da dieta e nutrientes têm sido estudados como possíveis determinantes da função do esperma e/ou fertilidade.
Quando o casal procura o tratamento para infertilidade, ele deve ser visto como um todo. Além do cuidado especial com a saúde mental e as angústias que envolvem esse momento, torna-se fundamental explicitar como a melhora da alimentação pode contribuir com o tratamento. O que comemos tem relação direta com a nossa saúde, e o estilo de vida adequado associado a um bom tratamento levará a um melhor resultado. É sabido que outros fatores também influenciam na fertilidade, tais como: peso, exercício, estresse psicológico, tabagismo, uso ilícito de drogas, consumo de álcool e cafeína, fatores hormonais, anatômicos, imunológicos, idade avançada, poluição ambiental e estilo de vida- mas inúmeros estudos confirmam que o estado nutricional tem um impacto significativo na fertilidade.
Mas o que fazer em relação a alimentação? Primeiro, uma análise e ajuste da adequação na ingestão dos nutrientes de acordo com a recomendação nutricional. Seu nutricionista poderá avaliar e fazer os ajustes, adotando uma dieta balanceada, rica em fibras, com adequada ingestão de peixes, mariscos, frutos do mar, aves, cereais, hortaliças, laticínios com baixo teor de gordura. Estes alimentos estiveram positivamente associados a vários parâmetros de qualidade do esperma. No entanto, dietas ricas em gordura saturada e trans, alta ingestão de proteína animal, carne processada, alimentos ricos em soja, laticínios com gordura integral, café, álcool, bebidas açucaradas e doces têm sido associadas à qualidade negativa do sêmen e influência negativa sobre a chance de gravidez ou taxas de fertilização. Estudos indicaram que dietas saudáveis ricas em alguns nutrientes (ácidos graxos ômega-3 e 6, antioxidantes- vitaminas E, C, β-caroteno, selênio, zinco, licopeno- vitaminas D e folato), e pobres em ácidos graxos saturados e trans, foram inversamente associados com parâmetros de baixa qualidade do sêmen. Em relação a suplementação, há evidências fracas que sustentam a eficácia, mas os suplementos mais promissores são vitamina B, L-arginina, vitamina D e Coenzima Q10. Além disso, é essencial proporcionar uma ingestão adequada de ácido fólico, B12, vitamina A, D, C, E, cálcio, ferro, zinco, selênio e iodo para evitar prejuízos na fertilidade.
Portanto, analisar os fatores nutricionais que podem influenciar a fertilidade em homens e mulheres merece um olhar especial, pois sabe-se que a ausência de alguns nutrientes pode estar diretamente relacionada com o processo de fertilização, e a preservação da fertilidade-além do preparo do corpo para receber uma gravidez saudável- é amplamente recomendada na idade reprodutiva.
Por: Erika Checon Romano - Nutricionista Mestre em Saúde Pública-USP
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1.Silva T, Jesus M, Cagigal C, Silva C.Food with Influence in the Sexual and Reproductive Health Curr Pharm Biotechnol. 2019;20(2):114-122.
2 González-RodríguezL.G , López-Sobaler, A.M; Sánchez,J.M.P &Ortega R.M. Nutrition and fertility. Nutr. Hosp. 2018 Sep 7;35(Spec No6):7-10
3 Jamie Stang J Huffman LPosition of the Academy of Nutrition and Dietetics: Obesity, Reproduction, and Pregnancy Outcomes. J Acad Nutr Diet. 2016 Apr;116(4):677-91
4. Salas-Huetos A, Bulló M, Salas-Salvadó G Dietary patterns, foods and nutrients in male fertility and fecundability parameters: a systematic review of observational studies. Hum Reprod 2017 Jul 1;23(4):371-389.
5.Sharma,R ; Biedenharn k, Jennifer M Fedor, Agarwal A: Lifestyle factors and reproductive health: taking control of your fertility. Reprod Biol Endocrinol, 2013.
Categoria: Blog
Publicado em: 02/03/2022