MÉTODO ROPA
Quando as duas mulheres fazem parte do tratamento para a maternidade.
O Brasil vive esse momento de falarmos do Método ROPA! Mas você sabe o que significa?
Vamos lá, Recepção de Óvulos da Parceira! Este é o significado da sigla que traz a nomenclatura de quando as duas mães envolvidas nos procedimentos em busca do filho exercem não só a participação como mãe, mas na prática se envolvem nas etapas do tratamento. É uma FIV que passa pelas duas mulheres do casal.
Uma metodologia muito comum e já utilizada desde sempre quando um casal de mulheres decide a maternidade, porém que agora ganhou muita relevância na mídia quando mulheres que representam e impactam grande parte da população compartilham suas jornadas, assim como a cantora Ludmilla e sua parceira.
MAS COMO ACONTECE EXATAMENTE?
É simples, uma mãe doa os óvulos e a outra gesta o embrião formado à partir do óvulo da outra mãe. É uma forma das duas se sentirem protagonistas na busca pelo filho, mas não só isso, muitas vezes pode ser a indicação do médico para que ambas realizem a maternidade, e não apenas porque as mães desejam.
COMO ESCOLHER QUEM DOA E QUEM GESTA?
Clinicamente o médico avalia a saúde reprodutiva de ambas. Quem doa é preferencialmente a que apresenta maior quantidade e qualidade oocitária, pois reduz o valor de investimento nos ciclos até a gestação, já que aumenta a probabilidade de formação de um número maior de embriões de boa qualidade, cromossomicamente normal(euploide) e de maior potencial gestacional, o que representa maior chance de um bebê saudável.
Agora para escolher a mãe que gesta, o médico avalia condições do útero, e histórico clínico da mãe para reduzir riscos de uma gestação com complicações, como pressão alta por exemplo.
Vale dizer que não basta apenas a indicação, as duas mulheres precisam aceitar esse método de tratamento e isso deve ser conversado em conjunto com seu médico.
TODOS OS CASAIS DE MULHERES PODEM USAR O MÉTODO ROPA?
Não! Como já falamos anteriormente, depende da avaliação da saúde reprodutiva do casal e o médico que irá avaliar.
Sobre a realização da maternidade de um casal homoafetivo de mulheres, se você e sua parceiras desejam ser mães, vale pensar na possibilidade do Método ROPA!
Categoria: Blog
Publicado em: 12/12/2024