Como lidar com a ansiedade durante o tratamento de Reprodução Humana Assistida
A ansiedade pode me atrapalhar a engravidar naturalmente?
Não existe nenhum estudo que afirme que a ansiedade, por si só irá fazer com que a gravidez não aconteça, porém algumas pesquisas sugerem que o aumento significativo da ansiedade no período de tentativa de engravidar naturalmente, pode atrapalhar. Ficar tão focada no tema, às vezes, acaba interferindo na vida profissional, pessoal, no relacionamento com outras pessoas e até mesmo no sono.
Esses são alguns dos pontos afetados pela ansiedade que podem interferir diretamente na estabilidade emocional da tentante, e assim, contribuir indiretamente para diminuir a fertilidade.
Estudos apontam que no período de 12 meses (período estimado em que um casal de tentantes consegue engravidar) casais ansiosos levaram mais tempo para conseguir a gravidez e aumentou o risco para infertilidade.
É importante lembrar que a ansiedade não vai atrapalhar diretamente na gravidez, ela pode afetar outros pontos, que estes sim, podem interferir nas chances de gestação.
E no caso de tratamento de Reprodução Humana Assistida, a ansiedade tem interferência?
Ainda há pouca informação, é um assunto muito discutível pois não temos estudos conclusivos que apontam com estatísticas que 'Sim, interfere nas chances de gravidez' ou que 'Não, não interfere nas chances de gravidez'. Até o momento, os dados não mostram diferença significativa na taxa de gestação. Alguns estudos mostram que as pacientes que tiveram ansiedade engravidaram da mesma forma que as paciente que não demonstraram algum grau de ansiedade.
No entanto, há pesquisas mostrando que a ansiedade pode atrapalhar sim, não há consenso ainda.
Em todos os casos recomenda-se investir tempo e atenção em outras áreas, outros assuntos que não seja gravidez e gestação. Se distraindo e ocupando a mente com outros temas, fertilizando outras áreas da vida (no sentido de produtividade) pode inibir o aumento da ansiedade e até ajudar no surgimento de uma possível gravidez.
Os hormônios para estimulação ovariana podem me causar mais ansiedade?
Os hormônios podem interferir na estabilidade emocional, não diretamente em ansiedade. Pois os hormônios estão diretamente ligados as emoções da mulher, a TPM é o grande exemplo disso, essa é a fase onde os hormônios estão mais a flor da pele, é um momento de mais intensidade da mulher.
Então, a tentante pode ter respostas emocionais mais intensas, mas, não necessariamente que os hormônios quem geram a ansiedade, estes só as deixam mais volátil emocionalmente.
Como controlar a ansiedade durante o tratamento?
Não existe uma formula mágica para 'controlar' a ansiedade, isso é muito subjetivo. A ansiedade vai existir, não temos um controle sobre ela, o que deve ser feito é assumir que se está ansioso e buscar apoio psicológico para identificar os fatores gatilhos e evitar o que pode de te levar a esse estado emocional. O medo do desconhecido é um grande fator de ansiedade, então, se informar e estar preparada para os procedimentos pode também amenizar nesse processo. Saber os passos do tratamento pode amenizar as emoções mais intensas.
O tratamento em si já deixa o casal ansioso, pelas expectativas e o 'fator novidade' envolvido nisso tudo. Por isso, é importante o acompanhamento psicológico, muitas vezes, dentro de uma consulta com o psicólogo você pode conseguir identificar quais são os fatores que estão gerando maior ansiedade e trabalha-los para diminuir.
A ansiedade vai existir, mas é importante lembrar que não é ela quem irá fazer com que o tratamento dê errado.
Todas a pessoas que fazem o tratamento costumam ter ansiedade, o acompanhamento com um profissional poderá modular e diminuir os gatilhos, tentando fazer com que você viva melhor com suas emoções.
No caso de Beta negativo
As vezes, as pessoas buscam uma resposta de porquê o tratamento não deu certo ou porquê não conseguiram engravidar, mas não existe essa relação de causa e efeito responsabilizando a ansiedade pelo resultado negativo. Infelizmente, nenhum tratamento oferece garantias e é impossível buscar controlar todas as variáveis do mesmo. Não temos controle sobre a vida e mesmo com o avanço da ciência não teremos resposta pra tudo, é preciso lidar com essa falta de controle. Dizer que foi por conta a ansiedade ou culpar outro motivo é tentar controlar variáveis de possibilidades que não são controláveis.
Podemos potencializar as chances de gravidez, de fato, mas não podemos ter garantia dela, pois, não temos controle sobre a vida. Então, dentro do possível, temos que buscar administrar essa ausência de controle e continuar investindo nas tentativas de tratamento buscando a realização do desejo de filho.
Categoria: Blog
Publicado em: 26/08/2021