Fertilização In Vitro de Ovodoação é uma opção de tratamento de fertilidade para quem não pode usar seus próprios óvulos, por qualquer motivo.
A fertilização in vitro de ovodoação significa que a mãe não terá seus óvulos usados na fecundação, mas o esperma do pai sim, a menos que um doador também esteja sendo usado.
Normalmente, clínicas de reprodução humana assistida obtêm oócitos - popularmente chamados de óvulos - doados entre pacientes que participam de programas de FIV.
Eu posso escolher quem vai doar os óvulos?
No Brasil, a doação não é lucrativa ou comercial e os doadores não devem saber a identidade dos destinatários e vice-versa.
Obrigatoriamente, a identidade das doadoras de gametas e pré-embriões, bem como das receptoras, será mantida em sigilo.
Em situações especiais, as informações sobre doadores, por motivos médicos, podem ser fornecidas exclusivamente aos médicos, resguardada a identidade civil do doador.
As clínicas que trabalham com doação de óvulos precisam manter sempre um registro com os dados clínicos e material celular de doadoras.
A escolha dos doadores deve ser feita pelo local, garantindo que o doador tenha a máxima possibilidade de compatibilidade com o receptor.
Na situação de casal de doadores inférteis, eles devem assinar um consentimento autorizando a doação de óvulos.
Como ocorre o processo de fertilização?
A doadora deve passar por um processo de indução da ovulação indicado para o bebê de proveta. Paralelamente, a receptora recebe hormônios que preparam o endométrio para receber os embriões.
À medida que os óvulos se desenvolvem na doadora, o endométrio da receptora fica mais espesso a cada dia. Quando os óvulos da doadora são aspirados, parte deles é enviada ao receptor, sendo fertilizada com o sêmen do próprio marido (ou doador). Em seguida, os embriões são transferidos para paciente.
Quais são as regras para doação de óvulos?
As pessoas têm poucas informações sobre a importância e a necessidade da doação de óvulos. De acordo com as diretrizes do Conselho Federal de Medicina:
- A doação nunca será lucrativa ou comercial. Ovos (ou esperma) não são vendidos;
- Os doadores não podem saber a identidade dos destinatários e vice-versa. A confidencialidade e o anonimato obrigatórios serão mantidos. A legislação não permite doações entre familiares;
- Clínicas especializadas mantêm permanentemente registro de doadores, dados clínicos gerais com características fenotípicas (semelhança física), exames laboratoriais que comprovam sua saúde física e amostra celular;
- A escolha dos doadores é baseada na semelhança física, imunológica e máxima compatibilidade entre doador e receptor (tipo sanguíneo, etc.).
Quem são as mulheres que podem doar óvulos?
As doadoras devem ter as seguintes características: menos de 35 anos; bom nível intelectual; história negativa de doenças genéticas transmissíveis; teste negativo para doenças infecciosas sexualmente transmissíveis (hepatites, sífilis, AIDS etc.) e tipagem sanguínea compatível com o receptor.
Além da idade avançada, há algum outro motivo para uma mulher receber óvulos de uma doadora?
Outras possibilidades podem indicar o uso de ovodoação, como: a ausência congênita ou retirada cirúrgica dos ovários; doenças genéticas transmissíveis das mulheres; falhas repetidas de tratamentos de fertilização in vitro que aconteceram devido à resposta ovariana pobre ou embriões de baixa qualidade e menopausa precoce.
Quando você descobrirá se está grávida?
Você poderá fazer um teste de gravidez cerca de duas semanas depois que o(s) embrião(s) for colocado no útero.
O teste de gravidez é feito com uma coleta de sangue e os resultados mostram quanto do hormônio da gravidez, HCG, está em sua corrente sanguínea.
É muito importante que você não interrompa a medicação até que seja instruído pelo médico.
Como saber se eu posso doar ou receber óvulos?
É preciso conversar com um especialista e fazer os exames propostos. Cada corpo é diferente, cada caso é um caso e precisa ser visto de perto e com calma.
Entre em contato com a nossa equipe e marque sua consulta, vamos juntos entender melhor esse assunto e se você está apta a doar ou fazer a FIV por ovodoação.
Categoria: Blog
Publicado em: 28/05/2021